Acontecerá entre os dias 04 e 05 de junho no Teatro ICBA, o projeto cultural Música.Doc/Bahia. Evento produzido pela Faculdade de Comunicação (FACOM/UFBA) e desenvolvido através da disciplina Oficina de Produção Cultural, contando com a iniciativa dos estudantes de Produção em Comunicação e Cultura. O Música.Doc/Bahia combina música e documentário e traz uma homenagem aos "Novos Baianos" e "Doces Bárbaros". Teremos a exibição dos filmes "Novos Baianos F.C" e "Os Doces Bárbaros", seguido de bate-papo com os seus realizadores, Solano Ribeiro e Jom Tob Azulay. Depois é a vez da música. As bandas Neologia e Velotroz, em shows acústicos, farão releituras das bandas homenageadas, contando ainda com a participação do DJ Camilo Fróes. Você não pode perder!

domingo, 30 de maio de 2010

Henrique Dantas

Henrique Dantas, diretor do filme "Filhos de João - o admirável mundo novo baiano", documentário premiado no Festival de Brasília, cujo tema é a banda Novos Baianos, vai estar presente no Música.Doc/Bahia no dia 05 de Junho. Ele vai bater um papo com o público junto a Solano Ribeiro, diretor de "Novos Baianos F.C.". Sua presença já está confirmada no evento!



sábado, 29 de maio de 2010

Na mídia

Na seção "Acesse" você pode clicar em "Na mídia" e descobrir onde o Música.Doc/Bahia está sendo divulgado!

Instituição Beneficente Conceição Macêdo

O Música.Doc/Bahia além de ser um evento cultural com apresentações musicais, intervenções artísticas e exibição de documentários, também atua no lado social. O ingresso para o evento é um quilo de alimento não-perecível que serão doados para a Instituição Beneficente Conceição Macêdo-IBCM. A IBCM é uma organização sem fins lucrativos que atua a mais de 20 anos na prevenção do HIV/AIDS e também oferece apoio às pessoas que convivem com o vírus, assistência a moradores de rua, acompanhamento de gestantes que possuem o vírus, creche em horário integral para crianças soropositivas, além de uma pesada campanha em combate a discriminação dos portadores do HIV/AIDS. A Instituição conta com pouco apoio governamental, o que faz com que as doações sejam importantes para a sua manutenção. A IBCM fica localizada na Rua Santa Veruza, n° 108, fim de linha de Pernambués.

Fonte: http://instituicaoconceicaomacedo.blogspot.com/

Música.Doc/Bahia

Evento: Música.Doc/Bahia
Quando: 04 e 05 de Junho (sexta e sábado)
Horário: Sexta a partir de 18:30. Sábado a partir de 16:30.
Onde: Teatro ICBA-Salvador (Av. Sete de Setembro, Corredor da Vitória, 1809)
Ingresso: Um quilo de alimento não-perecível, que vão ser doados para INSTITUIÇÃO BENEFICENTE CONCEIÇÃO MACÊDO – IBCM

Denissena

O artista plástico e grafiteiro baiano Denissena estará no dia 04 de Junho participando do Música.doc/Bahia fazendo uma intervenção artística para o público. Esse baiano que experimenta diversas linguagens artísticas e que tem atuações também como educador social, já participou de vários projetos de grafite como o "Projeto Salvador Grafita", e expôs outros trabalhos no exterior, expandindo assim, sua arte para diferentes públicos. Para conhecer mais sobre o trabalho de Denissena acesse:

domingo, 23 de maio de 2010

Acesse

Na seção Acesse você pode conferir o cartaz do Música.Doc/Bahia, evento que acontecerá no Teatro ICBA-Salvador nos dias 04 e 05 de Junho!

VJ Jana Quetzal

A Vj Jana Quetzal está confirmada no Música.Doc/Bahia. O seu trabalho pode ser conferido no dia 05 de Junho no Teatro ICBA-Salvador, imperdível!




Jom Tob Azulay

Jom Tob Azulay é um ex-diplomata formado em direito que trabalhou com o cinema durante sua carreira profissional. Estudou cinema em Los Angeles e com a criação da A&B produções fez seus primeiros trabalhos cinematográficos. Trabalhou como produtor, diretor de fotografia, som e diretor de diversos filmes entre eles: O homem e o cinema (1976), último filme de Alberto Cavalcanti, A difícil viagem (1982), de Geraldo Moraes. Mas seu primeiro longa-metragem foi o documentário Os Doces Bárbaros, que mostra a turnê da banda Doces Bárbaros e vai ser exibido no dia 04 de Junho no Música.Doc/Bahia no Teatro ICBA-Salvador. Jom Tob Azulay ainda vai estar presente no evento para um bate papo sobre o filme!

Fontes: http://www.filmeb.com.br/quemequem/
http://en.wikipedia.org/wiki/Jom_Tob_Azulay

Solano Ribeiro

Solano Ribeiro foi um dos idealizadores dos grandes festivais de música popular brasileira dos anos 60. Com isso, impulsionou a indústria fonográfica brasileira além de lançar artistas que foram ícones da época e outros que continuam marcando o cenário musical brasileiro como: Elis Regina, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa ... Assim trabalhando como produtor musical e mergulhado no meio musical da época, Ribeiro foi um dos responsáveis pela realização de um documentário mostrando o dia-a-dia dos Novos Baianos em sua fazenda, ganhando um Festival Europeu de Televisão por "Novos Baianos F.C.", documentário que vai ser exibido no Música.Doc/Bahia no dia 05 de Junho. Solano Ribeiro vai estar presente no evento para bater um papo com o público sobre este filme e o contexto em que ele foi filmado, você não pode perder!

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Solano_Ribeiro
http://www.otoque.com.br/detalhes_entrevista_outras.asp?id_cat=1

Música.Doc/Bahia - Vídeo

Spot produzido para divulgação do Musica.Doc/Bahia!


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Neologia

Criada em 2007 por cinco amigos, a banda Neologia veio com a proposta de inovar no cenário cultural baiano trazendo influências do Tropicalismo. Com dois anos e uma nova formação sendo a atual vocalista Lívia Ferreira, a Neologia é uma das principais bandas soteropolitanas do momento. Assim eles não poderiam deixar de estar no Música.Doc/Bahia! Confira a programação e veja quando essa banda estará presente no evento.



quarta-feira, 19 de maio de 2010

Programação

Não esqueça de ver a programação do Música.Doc/Bahia na seção "Acesse" do blog!
Os links para o twitter e o perfil do Orkut também estão lá!

sábado, 15 de maio de 2010

DJ Camilo Fróes

O DJ Camilo Fróes vai agitar o Música.doc/Bahia na noite de 05 de Junho, fazendo com que a festa não pare! Veja a programação na seção "Acesse" e não esqueça que nos dias 04 e 05 de Junho no Teatro ICBA-Salvador, acontece o Música.Doc/Bahia.


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Velotroz

Em 2007, a Velotroz foi formada por um grupo de amigos, e o que começou como brincadeira se tornou trabalho sério. Hoje a banda desponta como uma das revelações no cenário musical soteropolitano e baiano. Não perca a Velotroz no Música.doc/Bahia, dia 05 de Junho no Teatro ICBA-Salvador.


Programação

Não esqueça de conferir a programação do Música.doc/Bahia na seção "Acesse". Lá você confere tudo que vai rolar no evento!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Os Doces Bárbaros

Documentário lançado em 1978, dirigido por Jom Tob Azulay. O filme registra a turnê dos Doces Bárbaros, que comemorava os dez anos de carreira dos seus componentes: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa. Além de bastidores e apresentações musicais, é mostrado também situações como a prisão e julgamento de Gilberto Gil por porte de drogas, e entrevistas dos artistas. Venha assistir esse documentário no Música.doc/Bahia no Teatro ICBA-Salvador, 04 e 05 de Junho. A presença de Jom Tob Azulay está confirmada!



terça-feira, 4 de maio de 2010

Novos Baianos F.C.


Este documentário, de 1973, mostra a intimidade dos integrantes da banda no seu sítio em Jacarepaguá, além de apresentações musicais. Dirigido por Solano Ribeiro e produzido para a TV alemã, "Novos Baianos F.C." é um dos documentários que serão exibidos no Música.doc/Bahia nos dias 04 e 05 de Junho no Teatro ICBA-Salvador. A presença de Solano Ribeiro também está confirmada!




segunda-feira, 3 de maio de 2010

Os documentários do evento já estão confirmados!

Contracultura e Tropicalismo

Movimentos de contracultura com implicações sociais, políticas e culturais se difundiram na década de 60 e 70 visando mudar padrões estabelecidos pela sociedade ocidental. Com isso, jovens protestaram através de diversas linguagens contra a ideologia dominante e a arte foi o seu principal vetor. O auge dessas manifestações se deu com a realização do festival de Woodstock e o surgimento do maior movimento de contracultura existente, o Hippie. No Brasil, quando a ditadura militar começava, o Tropicalismo, e outros do tipo, foram importantes para a construção e expansão de novas formas de manifestações artísticas. Músicos como os Doces Bárbaros e os Novos Baianos marcaram o cenário brasileiro, desse período, mantendo-se presentes em várias expressões artísticas atuais.





Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contracultura

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tropic%C3%A1lia